Pais e filhos recebem orientações sobre importância da frequência escolar
Com expressiva participação de pais e filhos o “III Seminário da Família – O PETI contribuindo para uma nova escola” desenvolvido na manhã de hoje pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria da Assistência Social em parceria com a Escola Avelina Sandes de Aquino, na área do aterro sanitário, foi um sucesso. O evento marcou as atividades de prevenção ao trabalho infantil por meio de palestras, oficinas com psicólogos, assistentes sociais, educadores e nutricionistas.
Além de levar para a comunidade informações sobre a importância da escola na vida e no desenvolvimento das crianças e adolescentes, o Seminário propiciou informações, através da alimentação saudável, com o aproveitamento do alimento natural: polpas, cascas, folhas, sementes e talos de alimentos como frutas, hortaliças, legumes e verduras. No seminário, as famílias também comemoraram a implantação do Departamento de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que vai ampliar as atividades sociais oferecidas para as crianças, como esporte, arte, cultura e educação.
O trabalho desenvolvido na Escola Avelina Sandes de Aquino também integra o projeto Comunidade de Aprendizagem, do Instituto Natura, que incentiva a prática de transformação e integração entre as comunidades e o ambiente escolar. Para a diretora Virginia Nascimento, a ação tem mostrado resultados bastante favoráveis. “Os pais estão bem mais próximos da escola e os alunos mais participativos”, sublinha.
“Com o fortalecimento de vínculo, já conseguimos alcançar resultados positivos como a implantação de atividades de reforço escolar, arte, cultura e lazer para os 30 alunos matriculados na escola, que ajudaram a equipe de educadores a compor um Plano de Ação para curto, médio e longo prazos”, explicou Virginia.
De acordo com a coordenadora municipal do PETI, Ana Maria Neres, esta é a segunda etapa da ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social no combate ao trabalho infantil. “Temos atuação constante em áreas com fatores de risco maiores. Ação preventiva orienta e inibe o trabalho infantil. Aqui orientamos e integramos as famílias nos programas sociais para diminuir os riscos, além de buscar o comprometimento das famílias para acompanhamento de seus filhos em idade escolar”, destaca.
Entre os programas sociais oferecidos está o Bolsa Família, quando os pais são orientados a manter a frequência regular da criança na escola e a pesagem, para saber se está se desenvolvendo de maneira saudável. “Em caso contrário, a família é procurada para saber o que está ocorrendo. Se as justificativas não forem convincentes, a família é desligada do programa. Por isso há um comprometimento maior dos pais”, explicou a coordenadora.
Em novembro do ano passado, técnicos da SAS visitaram o lixão e iniciaram mais uma etapa da campanha de esclarecimento sobre as consequências do trabalho infantil para crianças e adolescentes em idade escolar. O PETI é um programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com as prefeituras, que visa erradicar todas as formas de trabalho de menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola e atividades socioeducativas.